As ações aqui expostas evidenciam a materialização dos Princípios e Objetivos do ECVU. São projetos realizados em São Francisco Xavier, SP/BR, Área de Proteção Ambiental, na Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira.
As vivências realizadas pelo ECVU se caracterizam por suas interações coletivas entre artistas, parceiros e comunidade local, gerando produtos únicos, com arte, ecologia e trabalho social. Para entrar em contato conosco, escreva para ecventosuivantes@gmail.com
Saiba mais sobre o ECVU clicando os links Ateliê Residência, Exposições e Diretrizes e Normas, ao lado.

Tecendo e desenhando relações


 O ECVU realizou nos dias 22 (Bairro rural dos Remédios), 23 (Centro de São Francisco Xavier) e 24 (Bairro rural de Santa Bárbara) uma vivência que teve como pretexto a preparação da decoração da tenda principal do 3o Pavilhão da Comunidade SFX, que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho de 2013. Esta tenda será decorada com trabalhos e imagens dos grupos de mulheres existentes em nossa comunidade.

Foram 3 dias agradáveis e contaram, além das mulheres, com a participação de artistas liderados por Ernesto Bonato, parceiro antigo do ECVU. Marina Faria, Rafael Zuks, Samuel Ornellas, Deni Lantzman, Isabelle Cedotti e Wagner de Santana e Silva fizeram suas primeiras experiências de trabalho coletivo conosco, todos voluntariamente e muito acrescentaram, o que agradecemos em nome de todos os envolvidos.
Pelo ECVU contamos com Flávio Tsutsumi, nas filmagens, Roberto Fachini, nas fotos, e  Cinthia Crelier, na logística, contato com os grupos de mulheres e um pouco de desenho.
Um fato extremamente agradável foi a participação de alunos do ateliê de artes da EMEF Mercedes Rachid, no encontro com o grupo de mulheres do Centro de SFX.
Os resultados destes encontros já aconteceram, com a realização da vivência e os papos "fuxiqueiros", sobre ecologia e cidadania. Outros produtos serão expostos no 3o Pavilhão da Comunidade SFX e todos os interessados estão convidados a participar.
Ao lado, slide show do evento com o titulo de “Tecendo e desenhando relações”.








Um ensaio fotográfico ecológico

Nos dias 6 e 7 de abril, no Sítio Ventos Uivantes, o ECVU realizou, com o apoio do Instituto CRIAR, um ensaio fotográfico ecológico, para a confecção de 5 painéis que decorarão a barraca de “maguiagens ecológicas” no 3o Pavilhão da Comunidade SFX.
A vivência reuniu 5 jovens de SFX, que fizeram um curso do ECVU de maquiagem para foto e vídeo, e 16 que vieram de SP e são alunos do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, através da Oficina de Cabelo e Maquiagem em parceria com o Núcleo de Ação Social, que compuseram uma equipe das oficinas de Maquiagem, Figurino, Cenografia, Audio e Câmera para participar desta vivência.
Foram criados 5 personagens que representariam nossas matas e a APA de SFX. São eles: a onça, a “rainha” de nossas matas; o curupira, defensor das matas; a coruja, a “sabedoria noturna”; a árvore, pelo reino vegetal e o muriqui, símbolo de nossa APA.
Foi um show de trabalho artístico coletivo, com direito a banho de cachoeira, observação da mata e uma profunda discussão que relacionou as necessidades de preservação do planeta e as leis que regem nossa legislação ambiental, em especial a APA de SFX.
Como atitude de sustentabilidade, em todas as maquiagens, figurinos e cenários foram evitadas ao máximo as soluções industriais. Muitas tintas e cremes foram feitos com terra e o mundo vegetal dispensou os “dubles”.
Em breve, os resultados deste trabalho estarão divulgados no blog do ECVU Exposições, ver link ao lado.








Gravação do CD 100% Caipira. De Nascente e Fonte Nova

Dia 11 de abril, gravamos o CD 100% Caipira, do Quinzinho e Cido, segundo eles, com quase 30 anos de atraso. Foi um dia muito criativo e agradável. Com Quinzinho na voz e viola caipira, Cido na voz e  violão, Michel Leme com sua guitarra, Waldecy na sanfona, Cidinha na voz, Flávio Tsutsumi na engenharia de som, Cinthia Crelier nos desenhos e Fachini nas fotos.  Na realização do evento o ECVU, que contou com o trabalho voluntário e gratuito dos participantes.
Foi um ato de vontade, em nome do fazer arte coletiva e pela preservação da cultura de SFX.