As ações aqui expostas evidenciam a materialização dos Princípios e Objetivos do ECVU. São projetos realizados em São Francisco Xavier, SP/BR, Área de Proteção Ambiental, na Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira.
As vivências realizadas pelo ECVU se caracterizam por suas interações coletivas entre artistas, parceiros e comunidade local, gerando produtos únicos, com arte, ecologia e trabalho social. Para entrar em contato conosco, escreva para ecventosuivantes@gmail.com
Saiba mais sobre o ECVU clicando os links Ateliê Residência, Exposições e Diretrizes e Normas, ao lado.

Nas zonas da APA - SFX

Projeto e Parcerias

O projeto “Nas zonas da APA – SFX” consistiu na confecção de cinco painéis que documentaram poeticamente as cinco zonas delimitadoras da Área de Proteção Ambiental de São Francisco Xavier, regulamentada pela SMA 064 - 2008.

“Nas Zonas da APA – SFX” repetiu as parcerias já estabelecidas em 2009 na vivência “Desenhando na mata”, entre o ECVU, idealizador e responsável pelo projeto, o Instituto Acaia e a EMEF Mercedes Rachid Edwards. Também contou com apoios do Conselho Gestor da APA - SFX e da Fundação Florestal, órgão gestor da Área de Proteção Ambiental.


O Processo


Durante o mês de agosto e inicio de setembro, 27 jovens alunos da EMEF e 5 do Acaia participaram de palestras sobre o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de São Francisco Xavier.

Concluída esta etapa, os alunos da EMEF foram divididos em cinco grupos e a partir da caracterização de suas zonas em reuniões separadas pra cada grupo, cada um iniciou seu processo específico de pesquisa e produção de imagens. As pesquisas foram feitas pela internet, com livros, observação direta e com os familiares, na medida em que, sempre que possível, os jovens participavam do grupo da zona em que moravam.

As imagens trazidas foram fotografias e desenhos que serviram de base para outros desenhos, xilogravuras, decalques, stencil, carimbos. Algumas imagens foram enviadas para os alunos do ACAIA que fizeram, inspiradas nelas, xilogravuras.

As pinturas de fundo dos painéis foram feitas antecipadamente e contaram com a ajuda de alunos e professores. As pinturas dos fundos das Zonas de Ocupação Dirigida, Ocupação Diversificada e dos Recursos Hídricos foram inspirados em fotografias do Google Earth das respectivas regiões. A da Zona de Ocupação Dirigida foi numa imagem aérea do bairro dos Ferreiras, exemplo dessa zona em SFX. O painel da Zona de Proteção Máxima teve o fundo inspirado no declive característico da zona e numa mata fechada e protegida. O da Zona de Conservação da Biodiversidade foi baseado numa espiral representando o ciclo da vida, num movimento sem início nem fim. Cada painel teve um coordenador pelo ECVU, responsável pelo projeto geral de seu respectivo painel e pela produção de algumas imagens.






produção coletiva e trabalho em equipe


No dia 11 de setembro, no ateliê do ECVU, os jovens participantes do ACAIA e da EMEF, os membros do ECVU e professores da EMEF pegaram as imagens produzidas e várias outras feitas no momento e montaram os painéis utilizando colagem, pintura, carimbo, stencil. Um ato de produção coletiva com respeito mútuo e coordenação, dando origem aos painéis que podem ser vistos ao lado no slide show de mesmo nome.










um tempinho para a "pesquisa científica em campo", contato com a natureza e recreação, com respeito e responsabilidade.






Os painéis e seus integrantes:

Zona de Proteção Máxima

Coordenador: Matheus (Associação JATOBÁ)

Alunos EMEF: Caiuã, João Paulo, Mateus, Paula.

Aluno Acaia: Vitor Valentino

Convidada ECVU: Luiza (7 anos)

Professor EMEF: Emílio

Zona de Conservação dos Recursos Hídricos

Coordenador: Flávio (Associação JATOBÁ /Professor Acaia)

Alunos EMEF: Allen, Darlei, Gabriel, Tadeu, Thaís, Wallace.

Aluno Acaia: Igor dos Santos

Professor EMEF: Maria Angélica

Zona de Conservação da Biodiversidade

Coordenador: Anderson (parceiro histórico ECVU)

Alunos EMEF: Alex, Federico, Gustavo, Pedro.

Convidado ECVU: Bia, Nicole

Professores EMEF: Andrea e Carmem

Aluno Acaia: Mayana

Zona de Ocupação Diversificada

Coordenadora: Cinthia (ECVU, núcleo sede da Associação JATOBÁ)

Alunos EMEF: Ainara, Allan, Gabriela, Luara, Maite, Victor.

Aluno Acaia: Alex

Convidado ECVU: Bia, Nicole

Professor EMEF: Taiguara

Zona de Ocupação Dirigida

Coordenador geral do projeto e do painel: Fachini (ECVU, núcleo sede da Associação JATOBÁ)

Alunos EMEF: Carlos André, Ian, Maisa, Mateus, Wesley.

Aluno Acaia: Santídio

Professor EMEF: Felipe


Participações Especias

Guta e Mayara (ECVU, núcleo sede da Associação JATOBÁ) pelo apoio à produção e organização dos aspectos logísticos do dia 11, sem a qual não teríamos feito tão tranquilamente os painéis.

Agradecemos também à Paula Jurvenson pela contribuição ao lanche preparado pelo ECVU e pela EMEF.


Matéria publicada no jornal da região














Ata da 21º reunião do Conselho Gestor da APA - SFX que avaliou os resultados do projeto

No dia 16 de Setembro de 2010, no Salão de Reuniões da Subprefeitura de São Francisco Xavier, realizou-se a 21ª reunião do Conselho Gestor da APA de SFX, que teve início às 13:30 horas e, na qual, foram abordados os seguintes assuntos :

1-) Apresentação do Projeto Nas Zonas da APA, Uma Documentação Poética :

Com a presença de alguns alunos e professores da EMEF Mercedes Edwards Rachid que participaram do Projeto, bem como da diretora da Escola, foi feita uma apresentação fotográfica sobre o evento realizado no dia 11/09/2010, nas instalações do Espaço Cultural Ventos Uivantes. Nesse dia, juntamente com jovens assistidos pela ACAIA, uma organização que atua na região do Jaguaré (em SP), e com artistas da Associação Jatobá, o grupo criou coletivamente cinco painéis, cada um representando uma das zonas da APA-SFX. Os depoimentos dados pelos participantes do processo demonstraram, de forma inequívoca, a riqueza da experiência que vivenciaram não só do ponto de vista educacional e ambiental, mas como lição de vida.

O Presidente do Conselho Gestor, Sr. Renato Lorza, e os conselheiros presentes elogiaram os resultados alcançados e enalteceram o excelente trabalho realizado pelo grupo que idealizou e executou o Projeto, ali representado pelos conselheiros Roberto Fachini e Maria Angélica Costa e pela Sra. Cinthia Crelier. Foi destacada também a importância dos apoios dados pela Diretoria da EMEF, na pessoa da Professora Dilza Ramos Nogueira, pela Fundação Florestal e pelo Conselho Gestor, que foram fundamentais para a viabilização do Projeto.

Vale mencionar que a apresentação foi assistida pela jornalista Patrícia Ferreira, do Jornal Serras da Mantiqueira, que publicará matéria sobre o Projeto em sua próxima edição.

2-) Cadastramento Técnico Rural :.....