Desenhando na mata
A vivência "Desenhando na Mata" aconteceu entre os dias 31 de Outubro e 01e 02 de Novembro de 2009 no Ateliê do ECVU. Foi proposta pelo artista plástico e professor Flávio Castellan em parceria com o Espaço Cultural Ventos Uivantes – ECVU.
Participaram da vivência 5 alunos do Instituto Acaia (ONG que atende através de diversas oficinas os jovens e adultos da região do CEAGESP), que frequentam há alguns anos o curso de xilogravura (gravura em madeira) com bastante fluência em desenho e 5 alunos da Escola Municipal Mercedes Rachid Edwards, de São Francisco Xavier (acompanhados no dia por um professor da área), com interesse natural pelo desenho, em observar a natureza e trabalhar coletivamente.
Os objetivos deste encontro, além do estímulo à prática do desenho, foram as interações entre os participantes, a troca de experiências, a percepção e a imersão na natureza, a sensibilização do olhar e dos outros sentidos.
Foi também foco constante da atividade o debate sobre ecologia, sobre o homem e/na natureza, sobre APA (Área de Proteção Ambiental) – o que é, por que existe, qual sua função, e sobre a sobrevivência do homem no planeta.
Desenhando na mata (31 de outubro)
Após a chegada dos alunos da EMEF, houve uma rodada de apresentações entre os participantes e de conversas’ sobre os objetivos e as atividades do encontro.
Na seqüência foi feito uma trilha na mata até chegarmos ao rio local. Lá, misturado a um período de recreação, os alunos foram incentivados a fazer desenhos individuais sensibilizados pelo ambiente a redor, pelas conversas sobre natureza, com destaque para informações sobre a APA – SFX.
Na volta ao ateliê, os desenhos individuais foram expostos, observados e serviram de inspiração para a realização de 4 painéis coletivos, com desenho e pintura.
Finalizando o dia, foi feita uma nova rodada de conversa para aferir aprendizados, impressões e a troca de experiências entre os participantes, em especial a relação entre as realidades, urbana de São Paulo e a de uma cidade pequena, em destaque a situação dos que habitam a zona rural de São Francisco Xavier.
Onda (01 de novembro)
Sem a presença dos alunos da EMEF, foi realizada a segunda parte da vivência.
Com a parceira do compositor Felipe Lara (www.felipelara.com), a proposta era fazer, com pintura, um painel de 2,20 x 1,10 metros durante a execução da música ONDA, de autoria do Felipe.
A ONDA é uma peça de 7 minutos, executada por 70 músicos. O painel foi feito coletivamente nestes poucos minutos e filmado durante sua realização.
Durante a manhã, sem saber das motivações do compositor para a música, a mesma foi escutada pelos participantes várias vezes seguidas.
Foram feitas antecipadamente, as tintas, esboçado um plano de entrada dos pintores, marcações para a filmagem e tudo que desse para ser antecipado. Apenas a criatividade individual e coletiva foi deixada para o momento da pintura.
Às 14 horas, o Felipe “entrou” no ambiente via internet. Após uma apresentação rápida, a ONDA entrou forte nas caixas de som e a pintura aconteceu.
Após os 7 minutos de execução da peça, outra conversa com o Felipe, que esclareceu como concebeu a ONDA e com esta nova informação, foi realizado o segundo painel.
Os membros do ECVU agradecem aos diversos parceiros desta vivência.