As ações aqui expostas evidenciam a materialização dos Princípios e Objetivos do ECVU. São projetos realizados em São Francisco Xavier, SP/BR, Área de Proteção Ambiental, na Mata Atlântica, Serra da Mantiqueira.
As vivências realizadas pelo ECVU se caracterizam por suas interações coletivas entre artistas, parceiros e comunidade local, gerando produtos únicos, com arte, ecologia e trabalho social. Para entrar em contato conosco, escreva para ecventosuivantes@gmail.com
Saiba mais sobre o ECVU clicando os links Ateliê Residência, Exposições e Diretrizes e Normas, ao lado.

Encontro de gerações de violeiros de SFX - um registro poético





Como faz todos os anos, o 4º Pavilhão da Comunidade de SFX, do qual o ECVU é um dos realizadores, homenageou em sua Tenda Principal um segmento cultural de São Francisco Xavier. Em 2014, os escolhidos foram os violeiros e os “fazedores de viola” do Distrito.
O objetivo desse trabalho está alinhado com as metas, estabelecidas no Plano de Manejo da APA-SFX, de resgatar tradições e valores culturais e valorizá-los perante a comunidade. Ao unir num mesmo espaço, e com muito orgulho, alguns dos mantenedores da “cultura antiga” e a nova geração de SFX, o Pavilhão da Comunidade ajudou a fazer da história e da cultura local uma das pontes para um futuro sustentável e digno.
A vivência aqui registrada em fotos e textos foi produção do ECVU e de ação voluntária e gratuita de todos os envolvidos. Nas legendas das imagens abaixo serão fornecidos informação do processo e envolvidos.

Enquanto os desenhistas faziam seu trabalho, os violeiros presentes fizeram o que sabem
 e gostam de fazer. Reunidos em roda de viola, cantavam e contavam seus causos. Participaram
os violeiros Seu Chico Félix, Seu Zé Teodoro, Da. Maria da Viola, Quinzinho da Viola, Cidinha, 
Plínio, Airton, Alisson, Ricardo, Waldecy (sanfoneiro), Seu Ciro, Paulo  Silva e Célio (luthier).
Os desenhos foram feitos coletivamente por alunos e os artistas convidados.
No dia seguinte `a vivência com os violeiros, novamente na casa da dona Cida, foi a vez de
gravar a prancha de madeira (cavar), "esticar" a tinta no vidro, entintar a prancha, colocar o papel,
esfregar o papel com uma colher de pau para transferir a tinta para o papel e retirar o papel, a magia do aparecimento da nova imagem. Os desenhistas convidados do ECVU foram Ernesto Bonato (Autor dos desenhos na viola que abre esta postagem), Samuel Ornelas, Rafael Kenji, Marina Faria, Deni Lantzman, Carol Vergotti, Ana Inés Flores e Raul Almeida Rodrigues, apoio Ateliê Piratininga. 
Tawany Itala Pereira de Morais, Cristner Gomes da Silva e seu pai Dimas,  Lucas de Oliveira Lessa Batista, Bruna Trosdoff Akiyama Camargo,  Maristela de Moura, José Augusto dos Santos Batista, Guilherme  Fernandes da Silva, Gustavo Fernandes da Silva, Daniel Pereira da Rosa, João Victor da Silva e Thomas  foram os alunos convidados e a Prof. Carmen Becker completou a lista dos desenhistas de SFX
Depois da vivência com violeiros, apenas uma das 4 xilogravuras havia sido impressa.
Na semana seguinte, na EMEF Mercedes Rachid Edward, as outras 3 xilos foram impressas por alunos, sob a orientação de Roberto Fachini,  Cinthia Crelier e a curiosidade de alunos
e professores que passavam em frente desta sala cheia de vidros.
Desenhos dos alunos, de um pai e uma professora.
Este material foi exposto em jogo completo com 28 cartões de desenhos, como os 6 da imagem acima, jogos menores e cartões individuais. Os mesmos foram colocados `a venda por preços acessíveis e a renda dividida entre os artistas e para cobrir custos do Pavilhão.